Bebida nórdica produzida no Brasil há quase 20 anos.

sábado, 17 de novembro de 2012

História do Hidromel Milenar - Mead of the Gods- Hidromel Brasileiro

Hidromel Milenar- Mead of the Gods- Bebida alcoólica produzida no Brasil há quase 15 anos no modo dos melhores meads da Alemanha. Texto Cláudia Terra. Fotos Quésia M. Gracez

Oficialmente a trajetória do Hidromel Milenar começou em 2001, quando seu criador , Sr. Ivo Ernani Maldaner ( um tradicional apicultor de Campo Bom/RS, de família alemã( apareceu ). Oficialmente, o Milenar foi apresentado numa exposição de apicultores no Rio Grande do Sul, a convite da organização para apresentar sua rara bebida a base de mel e água. Mas o Milenar já era produzido numa escala muito pequena e ainda sem a definição de um nome, o que ocorreu após o sucesso nessa exposição.
E bem antes disso, a primeira receita usada pelo criador do Milenar foi a de um hidromel espumante, que não deu certo. A receita era do Monsenhor Keinipp, da Alemanha, um religioso e médico homeopata que servia aos seus pacientes o hidromel como medicamento. Semelhante ao histórico acidente ocorrido com o descobridor do champanhe, Dom Pérignon, Sr. Ernani teve seus espumantes perdidos durante o transporte, que segundo ele, devido ao calor as rolhas não seguraram a pressão e estouraram, depois disso decidiu parar com o fabrico do hidromel espumante, projeto que poderá futuramente vir a ser retomado, agora com novas técnicas.
Depois desse fato Sr Ernani passou a usar uma receita de hidromel muito antiga dos povos nórdicos, que segundo conta a história, essa receita foi  roubada  pelos romanos e ao longo  de muitos séculos  foi modificada. Ela foi encontrada em um livro alemão e passou a ser usada por produtores alemães, assim Sr. Ernani também a adotou e essa é a atual fórmula  do surpreendente  hidromel Milenar  com alma dos antigos vikings.
  O resultado da presença do Milenar nessa exposição, de acordo com Sr. Ernani, foi surpreendente e repercutiu muito positivamente na mídia local e entre o público, que teve a oportunidade de conhecer e degustar esse ilustre conhecido desconhecido, que é o Hidromel. A partir desse, momento Sr. Ernani decidiu fazer ‘a coisa’ mais a sério e procurou investir mais na qualidade do seu hidromel, definindo também a identidade do seu produto, passando ser chamado de Milenar.  A opção por esse nome foi justamente por ser essa uma bebida muito antiga que figura entre as mais, se não a mais antiga bebida fermentada já criada no planeta. Outrora consumida em diversas partes do mundo, sendo, porém, mais popular na antiguidade entre os povos germânicos, celtas, maias, astecas, gregos e romanos. Atualmente o hidromel é consumido em vários continentes, como na América do Sul, em especial  no Brasil, Argentina, Colômbia.
 E como no mundo do vinho, o hidromel também tem muitas características marcantes que variam de acordo com a região, com cada técnica aplicada na sua produção, em especial no que diz respeito ao aroma, cor e sabor.  Em nossa conversa com o produtor do Milenar, ele nos disse que as diferenças entre os produtores é muito grande. Por exemplo: o hidromel argentino  tem maior acidez, cor mais acentuada, semelhante ao hidromel francês,  já o que ele produz é idêntico ao produzido na Alemanha, que é uma bebida mais cristalina, aroma mais delicado e  pouca acidez, mesmo o seco.  HÁ vários tipos de hidromeis, além das variações  de seco e suave, há o espumante e o licoroso, esse muita apreciado  na Europa.  Também há o licor de mel que à s vezes é confundido  com  hidromel, mas essa é outra bebida, outra  categoria.

 O rótulo do Milenar foi inspirado nos maiores símbolos associados ao consumo da bebida, os vikings, esses lendários, temidos e bravos  guerreiros que nas suas jornadas por novos mundos sempre levavam junto objetos, alimentos, bebidas e sua cultura a essas novas terras, e, claro, também uma inspiração  nos deuses nórdicos.
O Hidromel figura constante na literatura apícola, porém, tornou-se lendário por  sua forte presença na mitologia nórdica em geral, nas Sagas, Eddas em prosa e poéticas, na cultura, musica e folclore de antigos povos dos países gelados.
 Também há quem acredita que tomar hidromel nos deixa mais próximos  dos deuses. Certo é que ao apreciarmos  uma boa safra de hidromel nós nos conectamos diretamente com este passado, ficamos mais próximos dos  deuses.
O Hidromel Milenar é fabricado da mesma forma que é produzido na Alemanha, mesma receita e mesmos métodos.  Sr. Ernani quando decidiu profissionalizar  sua produção partiu para o país germânico  em busca de  aperfeiçoamento , no qual  segundo ele foi um longo período aprendizado junto a técnicos e engenheiros  químicos. E afirmou que isso só foi possível por sua fluência no idioma alemão, inclusive forte domínio do idioma antigo e por sua insistência, já que os produtores alemães não costumam, segundo ele,  liberar suas recitas e ensinamentos a respeito  do hidromel. Já aqui no Brasil a sua produção é minuciosamente  bem acompanhada  por um engenheiro químico, o correspondente  no mundo vinífero  ao enólogo, para garantir  que cada safra sai perfeita, de acordo com padrões técnicos e paladar dos  exigentes apreciadores  da bebida.

Existem vários tipos de hidromeis, o Milenar é produzido nos tipos seco e suave, com sabor leve e fresco, sua cor é  dourada, seu aroma suave  de mel silvestre,  tipo de mel que é o mais indicado para a produção de hidromel, no caso  do  Milenar é usado mel  silvestre de  flores  da Mata Atlântica.  As fases de produção do hidromel são muito parecidas com as fases de produção do vinho, podendo inclusive serem envelhecidos em barricas de carvalho. Mas o Milenar não passa por barrica de carvalho, pois de acordo com Sr. Ernani, nos teste os sabor final dessa bebida, não ficou tão interessante, assim ele prefere que sua bebida fique em descansando em grandes recipientes  de vidro.  O tempo mínimo necessário para cada safra do Milenar ficar pronta para o consumo é de cerca de 12 meses. Seu teor alcoólico varia entre 10 a 12 graus, isso ocorre por conta do teor de açúcar do mel, que pode  sofrer alguma variação de safra para safra.
 E como as semelhanças com o vinho são realmente fortes, o hidromel, como afirma Sr Ernani, para um melhor aproveitamento de todo seu sabor, deve ser consumido a uma temperatura de 5 graus, como alguns vinhos brancos e espumantes. Seu armazenamento deve ser em ambiente com temperatura controlada como, uma adega, ou o mais fresco e escuro possível.
  Como a cerveja e o Vinho, o hidromel ou Mead, como é conhecido nos países europeus, também tem festas e eventos específicos. No Brasil há alguns. Aqui os maiores produtores de hidromel sempre levam seus produtos a ventos medievais, eventos relacionados a cultura e atividades  dos antigos povos nórdicos e celtas, além de shows de viking metal e celtas, musicais  medievais, etc. Apesar de o hidromel ser uma bebida super antiga, como já foi dito,  sua presença  entre os brasileiros é relativamente nova  e tem  sido apreciada  inicialmente  por pessoas que são do meio apícola ou por outras  que  a buscam por  sua reputação lendária e mitológica  dentro de todo o contexto  da cultura nórdica antiga, da mitologia em especial, dos eventos paganistas etc.
r. Ivo  Ernani Baldaner- produtor do Milenar.
O fato é que não importa por qual motivo você  terá uma garrafa nas mãos, pois o hidromel ou mead, agrada qualquer pessoa que saiba apreciar uma bebida de qualidade e de sabor únicos. Tal qual o vinho com suas variações, rótulos e marcas, aprecie também os vários rótulos de  hidromel, experimente diversas sensações e sabores, compartilhe com amigos, crie sua adega e faça sua própria conexão com essa bebida milenar.
Pedidos  do Milenar no Facebook ou no cmdterra@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário